A leitura com o bebê pode começar desde a barriga.

Se você quer que seu filho tenha o hábito da leitura, a dica é começar logo cedo, quando ele ainda estiver na barriga.

Já nesse momento, ele é capaz de captar as vibrações emitidas pela voz da mãe. “Estudos mostram que, mesmo antes de nascer, o bebê já consegue identificar a emoção das palavras”, afirma a fonoaudióloga Sueli Yoko Nakano, do Hospital Sepaco (SP).

 

Além disso, quando os pais conversam, cantam e leem histórias para o bebê, ajudam a estabelecer um laço de afeto entre o bebê, a família e o ambiente externo.

Depois do nascimento, é importante continuar lendo para ele, pois apesar de o bebê ainda não compreender o significado das palavras, elas servem como estímulo para o desenvolvimento do raciocínio e da imaginação.

 

Após o quarto mês de vida, a leitura pode ser associada a estímulos visuais, como figuras coloridas.  Nessa fase, que dura até cerca de 2 anos de idade, quando a criança começa a falar, você pode oferecer a ela livros que podem ir à boca sem problemas.

 

Procure sempre oferecer aos bebês a leitura de livros com qualidade literária e lindas imagens, pois além de enriquecer a experiência estética das crianças, eles darão prazer a quem faz a leitura.

Faça da leitura um

hábito na sua família, comece agora mesmo!

Ma e Theo_foto.jpg

Lobinho Bebê

em breve.